in ,

Diadema autoriza início de revitalização em mais seis UBS

Foto: Divulgação

Unidades, além da UBS Eldorado, que também já está em obras, serão contempladas com as melhorias previstas no escopo do Programa UBS Nota 10

Redação

A Prefeitura de Diadema, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, deu a ordem de serviço para início da revitalização de mais seis Unidades Básicas de Saúde (UBS). São elas: ABC, Inamar, Maria Tereza, Nogueira, Real e Reid. As obras vão acontecer simultaneamente e tem previsão de conclusão no primeiro trimestre de 2023.

“Conforme tinha antecipado no final de dezembro, começamos o ano com uma boa notícia para a cidade que é o início das reformas físicas em mais seis Unidades de Saúde, além do Eldorado cuja obra está em andamento desde o final do ano passado. Nos próximos três meses vamos ter mais sete unidades reestruturadas para atender ainda melhor a população”, ressaltou a secretária municipal da saúde, Dra Rejane Calixto.

De modo geral, as reformas vão contemplar revisão geral do telhado com troca de telhas, calhas e forros quando necessário, além de revisão elétrica e de todas as esquadrias, janelas e caixilhos do prédio, impermeabilizações, troca de vidros caso haja algum danificado e pintura geral.

O investimento aproximado é de quase R$ 2 milhões. Ao final dessas revitalizações, o município vai contar com 95% das Unidades contempladas com o programa UBS Nota 10.

Outro investimento realizado foi a manutenção preventiva e conserto dos elevadores das UBS Canhema, Casa Grande, Conceição, Nogueira, Ruyce e Vila Nova Conquista.

No momento, as equipes estão em processo de finalização da manutenção dos equipamentos das UBS ABC e Reid.

Está em vias de ser concretizado, com recursos de emenda parlamentar, a aquisição de sete compressores de ar (odontológico) para as seguintes unidades: UBS Canhema, Casa Grande, Maria Tereza, Piraporinha, Promissão, Ruyce e Vila Nogueira. O compressor odontológico é essencial para o funcionamento dos equipamentos odontológicos. 

Para entender sua importância, basta saber que sem ele, as canetas de alta e baixa rotação não funcionam (o famoso motorzinho do dentista). Ele serve também para que a seringa tríplice funcione (aquela que sai ar e seca o dente para colocar a restauração), sugador odontológico para saliva e aparelho de profilaxia e limpeza. 

Já no Pronto Socorro Central será possível fazer a substituição do compressor de ar comprimido antigo por dois novos compressores. Está prevista ainda a aquisição de vinte carros, maca hospitalar para o Pronto Socorro do Hospital Municipal de Diadema (HMD) com recursos de Emenda Parlamentar.

Deixe um comentário

Faculdade Aberta para a Terceira Idade de São Bernardo recebe inscrições até 3 de fevereiro

Terroristas apoiadores de Bolsonaro invadem os Três Poderes em Brasília