in

Diadema realiza “Campanha do Laço Branco” pelo fim da violência contra mulheres

Foto: Divulgação

Evento realizado nesta sexta-feira (25), na Câmara, vai debater políticas públicas para que homens se engajem no combate à violência contra as mulheres

Redação

A gestão da Prefeitura de Diadema segue firme no combate à violência contra as mulheres. Para isso, vai promover mais uma ação educativa de conscientização – “Campanha do Laço Branco: homens pelo fim da violência contra a mulher”, nesta sexta-feira, 25/11, que é o Dia Internacional de Enfrentamento às Violências Contra as Mulheres.

Embora destinada especialmente ao público masculino, a organização ressalta que todos e todas serão bem-vindos à atividade que será, das 9h às 12h, na Câmara Municipal.

A “Campanha do Laço Branco” é uma ação conjunta da Secretaria de Segurança Cidadã de Diadema, por meio do Projeto DIAMAR – Diálogos Masculinos Restaurativos e do Serviço de Mediação de Conflitos, e da Câmara Municipal, por intermédio do Gabinete da Presidência.

O objetivo da campanha, de acordo com os organizadores, é o de posicionamento contra o machismo e as violências dele decorrentes, de maneira que o Poder Público, outras instituições e homens assumam um compromisso e postura pessoal e pública pelo fim da violência contra mulheres. Visando para tanto não praticar nem se omitir diante das violências contra elas.

Por isso, a “Campanha do Laço Branco” propõe sensibilizar e envolver autoridades e homens para se engajarem nesta campanha, seja colocando um laço branco na roupa ou usando uma roupa branca ou com o símbolo da campanha, bem como conversando, sensibilizando e inspirando outros homens, amigos, colegas de trabalho e de estudos, bem como familiares sobre o tema.

De acordo com os organizadores, estão confirmadas as seguintes presenças: prefeito de Diadema, José de Filippi Junior; secretário municipal de Segurança Cidadã, Benedito Mariano; secretária municipal de Assistência Social e Cidadania, Márcia Barral; a coordenadora municipal de Políticas Públicas para Mulheres, Cleone Santos; vereador e presidente da Câmara Municipal, Josa Queiroz; e a titular da Delegacia de Defesa da Mulher de Diadema, Renata Cruppi.

Durante o evento do “Laço Branco” também será debatida e avaliada a Lei Municipal nº 4.279/2022, que instituiu a obrigatoriedade de participação de homem, autor de violência doméstica e/ou familiar, em grupo de educação, reflexão e responsabilização sobre violência contra a mulher. 

Essa legislação, de autoria do presidente da Câmara Municipal, Josa Queiroz, foi promulgada pelo prefeito Filippi, em 4 de julho passado.

Criado a partir dessa nova lei, o GRHOM – Grupo Reflexivo de Homens do Projeto DIAMAR – Diálogos Masculinos Restaurativos vai participar da atividade. Outra participação importante na discussão será da equipe do Serviço de Mediação de Conflitos.

Na ocasião, serão distribuídos “laços brancos” aos participantes. O gesto simboliza a adesão à “Campanha do Laço Branco: homens pelo fim da violência contra mulheres”.

Por fim, a organização informa que será concedida certificação de participação ao público.

Deixe um comentário

Prefeitura de São Bernardo promove programação especial no Mês da Consciência Negra

Copa do Mundo, senti sua falta