in , , ,

São Caetano abre inscrições para 35 Oficinas Culturais gratuitas

Para participar, é preciso preencher o formulário pelo link: https://forms.gle/DxJSiZUQ9n1ez87p8 ou efetuar a inscrição no local onde será ministrada a oficina 

Estão abertas as inscrições para o programa “Oficinas Culturais” da Prefeitura de São Caetano do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult). As primeiras turmas começam no dia 6 de junho em diferentes equipamentos públicos da cidade. As vagas são limitadas, para aulas presenciais gratuitas. 

São 35 cursos em diversas linguagens: tem graffiti, discotecagem, produção de música eletrônica, de documentário, projetos direcionados à economia criativa, dentre outros, para diversas faixas etárias: de crianças à terceira idade. Com duração de 30 a 180 horas. 

Para participar, é preciso preencher o formulário disponível em: https://forms.gle/DxJSiZUQ9n1ez87p8 ou comparecer aos espaços onde serão ministradas as aulas. Cada aluno pode se inscrever em até dois cursos, mediante a disponibilidade de vagas, que serão preenchidas conforme a ordem de inscrição. Não é cobrada taxa de matrícula. Os locais, datas e horários de cada turma estão no formulário de inscrição. 

Reformulado, o Programa Oficinas Culturais da Secult emprega em 2022 cerca de 60 instrutores e arte educadores, que receberão R$ 60 por hora/aula (60 minutos), a remuneração mais alta para esta categoria de educação não formal na Região do Grande ABC, registrando um acréscimo de 50% em relação ao valor vigente no município até 2021. 

“Quando aumentamos o valor da remuneração, profissionais com maior qualificação e de maior prestígio no mercado participam com suas oficinas, agregando capacitação técnica a uma extensa variedade de cursos, em diferentes linguagens”, ressalta o secretário de Cultura, Érike Busoni. 

A última aula de cada oficina será ministrada por instrutores do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em parceria com a Secult, fornecendo o subsídio necessário para os interessados em empreender: o aluno vai aprender, por exemplo, a precificar o seu produto, divulgá-lo, torná-lo vendável. 

As turmas abertas para início nos meses de junho ou julho são:

Estação Cultura (Rua Serafim Constantino, s/n, Centro – piso superior do terminal rodoviário, tel. 4233-7607)

ARTES VISUAIS E ARTESANATO: Arte em Lettering, Costura Sustentável Criativa,Desenho Artístico, Desenho Técnico para Design de Interiores, Graffiti Magia e Arte (início em julho), Maquiagem: Caracterização de personagens e efeitos especiais, Paisagismo para Todos, Petrificação de tecidos – Criação de Esculturas e Objetos Decorativos, Pintura em Tela – Conhecimento em Artes Plásticas e Técnicas Variadas, Restauração de Móveis, Silk Screen.

AUDIOVISUAL: Discotecagem Digital, Documentário: princípios básicos, como pensar e estruturar um filme (início em julho), Linguagem Televisiva e Roteiro (julho), Produção de Projetos Musicais e Audiovisuais (julho), Produção executiva e gestão cultural com ênfase em projetos audiovisuais (julho), Produção de Música Eletrônica.

CAPACITAÇÃO E GESTÃO CULTURAL: Assessoria de Imprensa e Comunicação para o Setor Cultural, Desenho de Projetos Voltados à Economia Criativa.

CULTURA TRADICIONAL: Confecção de Pandeiro, Confecção de Berimbau (início em julho), MaraCaetano (maracatu de Baque Virado).

DANÇA: Ritmos Urbanos

MÚSICA: Canto Coral, Instrumentos de Sopro (Flauta Doce, Flauta Transversal e Saxofone), Ukulele, Violão

Casa do Artesão (Rua Pará, 88, Centro, tel. 4229-9988)

ARTESANATO: Arte em Macramê, Arte em Pedrarias, Cartonagem, Confecção de Amigurumi, O Fio da Meada: Crochetando a vida

CER Prosperidade – Cespro (Rua da Garça, 121, bairro Prosperidade, tel. 4229-2655)

DANÇA: Danças Afro Brasileiras 

MÚSICA: A Voz que Canta Encanta, Voz e Violão

Trabalho e renda

O programa Oficinas Culturais é um estímulo à economia criativa, uma vez que gera trabalho aos arte educadores e artistas instrutores. Além disso, leva capacitação aos alunos participantes, que passam a estar melhor preparados para oportunidades e renda.

Na modalidade de educação não formal, os cursos podem ser introdutórias ou de aprofundamento dos fundamentos das áreas de atuação, proporcionando gratuitamente ao munícipe a oportunidade de qualificar-se, participar de atividades de prática cultural e de lazer, e fornecendo subsídios para a geração de trabalho e renda, movimentando a economia local e fomentando a inclusão social.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4233-8910, de segunda à sexta-feira, das 9h às 18h ou e-mail: [email protected]. As novidades da Secretaria de Cultura de São Caetano podem ser acompanhadas pelo portal cultura.saocaetanodosul.sp.gov.br ou pelo perfil de Instagram @secultscs.

Deixe um comentário

GCM de São Caetano realiza curso de operação de drones da Secretaria Municipal de Segurança Urbana de São Paulo

Prefeitura de São Bernardo retoma Programa Municipal de Combate ao Tabagismo